Urologia e Proctologia – Qual a diferença

Urologistas São Paulo

Urologia e Proctologia – Qual a diferença

Algumas pessoas confundem o trabalho do Urologista e do Proctologista. Por isso é importante esclarecer que o primeiro é o médico especialista que trata de doenças do sistema urinário como os rins, a bexiga e a uretra e enfermidades do sistema reprodutor masculino. Já o segundo especialista, o Proctologista, trata de doenças relacionadas ao intestino grosso, ao reto e ao ânus. Para tirar todas as dúvidas, vamos conhecer mais afundo o trabalho dessas duas especializações médicas.

Quais doenças são tratadas pelo Urologista

O Urologista trata de doenças da região íntima, ou seja, o trato genito-urinário que é composto por órgãos como os rins, o ureter e a bexiga, além dos sistemas reprodutivos como vesículas, téstículos e pênis. Ele também cuida do sistema reprodutivo do homem e de doenças que acometem homens e mulheres outras exclusivamente homens e outras exclusivamente mulheres.

Existem doenças que afetam os órgãos sexuais masculinos, como o pênis, testículos, bolsa excrotal e vesículas seminais. Entre elas estão, a ejaculação precoce e retardada, a impotência sexual, a fimose, o freio balanoprepucial curto, problea na curvatura peniana, dor no testículo, a candidiase peniana, sangue no esperma e dificuldade de urinar.

Doenças femininas

Nas mulheres, o Urologista pode tratar a incontinência urinária, a obstrução ao fluxo urinário, as cisitites, além de outros problemas que também afetam os homens como o cálculo renal, a cólica renal, o câncer de bexiga e a bexiga hiperativa.

Quais doenças são tratadas pelo Proctologista

O Proctologista trata de doenças do aparelho digestivo, o cólon, o reto e o ânus. Esse especialista também é chamado de coloproctologia. Ele trata de enfermidades como tumores do cólon e do reto, abscessos, doença de Crohn, sangramentos, hemorroidas, constipações intestinais, fissuras e fístulas anais, procidências de reto, pólipos, retenção e incontinência fecal, síndrome docólon irritável e patologias dos orifícios, cistos pilonidais, doenças inflamatórias e divertículos do cólon.

O Proctologista pode realizar intervenções cirúrgicas ou realizar tratamentos por meio de remédios. Ele realiza exames clínicos como o toque retal, quando introduz o dedo no ânus do paciente para verificar anormalidades nas paredes do ânus e do reto. Para um exame mais profundo, ele utiliza aparelhos como o anuscópios e retosigmoidoscópios.

Outros tipos de exames

Esse médico especialista também pode fazer uso de um exame chamado videocolonoscopia que ajuda a visualizar o intestino. O exame funciona da seguinte maneira, é introduzido um tubo fino flexível que na ponta possui uma pequena câmera a qual transmite para um monitor de televisão todas as imagens do intestino grosso e o delgado.